A Thomar Honoris é uma associação sem fins lucrativos, sedeada em Tomar, que se dedica à recriação, representação e preservação do património, com diversas valências e departamentos.

Quem Somos

Descubra quem somos, de onde viemos e o que fazemos…

Thomar Honoris é uma associação sem fins lucrativos sedeada na cidade de Tomar, que se dedica ao estudo e prática das artes medievais.
Fundada em 03 de dezembro 2014, a Thomar Honoris nasceu com um grupo de 12 pessoas, praticantes de esgrima histórica, que, após a Festa Templária 2014, decidiram criar a associação e geral valor para a cidade, para os Tomarenses e para os amantes da nossa História, em geral.
Assim, os três membros fundadores (Filipe Pires, Inês Cúrdia e Vasco Alves) decidiram, em conjunto com os outros elementos, criar os estatutos e legalizar toda a estrutura.

O primeiro departamento criado, por inerência das situações, foi a Academia de Armas. Um ano mais tarde criámos a Academia de Arco Histórico, seguindo-se os outros departamentos. O último a surgir foi a Escola de Música Histórica Thomar, inserido na Academia de Artes
Históricas Thomar.

Assim, a associação conta hoje com os seguintes departamentos: Academia de Armas, Academia de Arco Histórico, Academia de Artes Históricas, Academia de Ofícios Históricos, Serviço Social, Serviço Educativo e os departamentos comuns à gestão e funcionamento da associação.
Ao longo do tempo, esta associação foi angariando amigos, simpatizantes e sobretudo associados, que constituem a sua base.
Estes anos volvidos, a Thomar Honoris é, hoje, uma associação empenhada em geral valor social e de componente educativa, com uma estrutura ativa de responsabilidade social em toda a sua atividade.
Hoje, a nossa associação afirma-se dentro das artes medievais, está implementada a nível nacional, levando o rigor histórico e a preservação do património ao mais alto nível.
Acreditando na constante evolução, enquanto instituição e enquanto pessoas, recebemos sempre com bastante entusiasmo novos elementos.

Missão e Objetivos

A Thomar Honoris é uma associação sem fins lucrativos, que visa promover e desenvolver atividades culturais, artísticas, desportivas, recreativas, sociais e educativas, de forma a contribuir para o desenvolvimento local e regional, bem como para um salutar e benéfico aproveitamento e utilização dos tempos livres da comunidade. É pretendido, ainda, o desenvolvimento, com caráter efetivo de continuidade, atividades de âmbito nacional e internacional, dirigidas aos diversos públicos.
A associação não tem qualquer orientação política e/ou religiosa, tendo sido constituída com carácter de duração indeterminada.

Para prossecução do objeto da associação, a Thomar Honoris poderá:

Promover o desenvolvimento cultural, artístico, desportivo, recreativo, social e educativo dos seus associados e população em geral;

Desenvolver atividades, eventos e empreendimentos culturais, que fomentem o convívio e o espírito de equipa;

Realizar e participar em atividades, eventos e campanhas de solidariedade social;

Desenvolver atividades complementares às do seu objeto;

Associar-se a outras entidades, desde que prossigam os mesmos fins;

Tornar-se sócia e estabelecer quaisquer relações, com qualquer entidade ou organismo, desde que seja para o benefício de todos.

Corpos Sociais

Sendo a Thomar Honoris uma associação sem fins lucrativos, tem na sua estrutura três Órgãos Sociais, que regulam toda a atividade da própria, sendo a Mesa da Assembleia, a Direção e o Conselho Fiscal.

Assembleia Geral

É o órgão máximo deliberativo da associação e é composta por todos os associados da TH.
As deliberações da Assembleia Geral, tomadas nos termos legais e estatuários, são obrigatórias para os restantes órgãos sociais e para todos os seus associados.

Os elementos que compõem estes órgãos são:
Presidente: Paulo Martinho
Vice-Presidente: João Gregório
Relator: Carlos Silva

Direção

A Direção é o órgão executivo e de administrativo encarregue da gestão e representação da associação.
Cabe-lhe desenvolver as competências consignadas na Lei, nos Estatutos e Regulamento Geral Interno.

Os elementos que compõem estes órgãos são:
Presidente: Filipe Pires
Vice-Presidente: Bruno Lapa
Tesoureiro: Gonçalo Graça

Conselho Fiscal

Elaborar o parecer anual sobre o Relatório de Atividades e as Contas Apresentadas pela Direção.
Solicitar à Direção todas as informações consideradas úteis ao normal funcionamento da instituição.
Pronunciar-se sobre qualquer outro assunto sobre o qual lhe seja pedido parecer.

Os elementos que compõem estes órgãos são:
Presidente: Pedro Gil
Vice-Presidente: Flávio Simões
Relator: Rui Marques

Associados

Ao tornar-se sócio da Thomar Honoris não está apenas a contribuir para o desenvolvimento da própria associação, mas também para a implementação de projetos culturais, educativos, sociais e desportivos.

Ser sócio da Thomar Honoris dá-lhe a possibilidade de participar ativamente nos trabalhos que temos, de diversas formas: Inserido nos departamentos; realizando figuração com trabalhos esporádicos e de estudo; tomando parte ativa na intervenção na comunidade.

Porque para nós, os associados são o mais importante…

Enquanto sócio desta organização, adquire o direito a apresentar sugestões de melhoria ou implementação nas áreas que trabalhamos…
Beneficia, ainda, enquanto nosso associado, de vantagens e descontos nos nossos parceiros.

Topo